Resumo

No presente estudo tratamos da organização do trabalho pedagógico no currículo de formação de professores frente às possibilidades de integração ensino-pesquisa-extensão no projeto político-pedagógico das licenciaturas. O processo de apreensão acerca dessa temática desenvolveu-se a partir da análise do currículo do curso de Licenciatura em Educação Física do Campus Avançado de Catalão que integra o projeto curricular da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás. Nesse processo buscamos apreender a base material da constituição do currículo na relação Trabalho-Educação-Universidade, desenvolvendo uma análise crítica acerca do projeto curricular e da forma como os professores, aluno e funcionários, vinculados ao curso de Educação Física do CAC/UFG, organizam o trabalho pedagógico nas disciplinas e projetos de pesquisa e extensão frente a realidade e possibilidades de integração ensino-pesquisa-extensão na referida Instituição de Ensino Superior. Tivemos com objetivo apreender com tem se materializado a organização do trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores e alunos do curso de Licenciatura em Educação Física do CAC/UFG, e estabelecer os nexos com as possibilidades de construção/produção de um projeto político-pedagógico que integre ensino-pesquisa-extensão pautado na transformação social. Esse objetivo compreendeu os seguintes objetivos específicos: apropriar da essência da formação material do curso de Educação Física do CAC/UFG, entendendo como se estabelecem os nexos e as inter-relações do processo de trabalho em geral com o processo de trabalho na Universidade e com o processo de trabalho pedagógico no âmbito da relação ensino-pesquisa-extensão; compreender a constituição histórica do projeto curricular da FEF/UFG, e suas características, determinações e implicações; apreender como tem se dado a organização do trabalho pedagógico no curso de Licenciatura em Educação Física do CA/UFG, e compreender as possibilidades de integração ensino-pesquisa-extensão, apontando para as condições necessárias, e as posturas e atitudes individuais e coletivas que viabilizem a construção/produção de uma projeto político-pedagógico com vistas a transformação social. A partir dos objetivos propostos para o estudo buscamos nos apropriar e desenvolver questões que pudessem orientar a elaboração dos instrumentos e a coleta de dados, através das fontes documentais e entrevistas com professores e alunos do curso. No percurso do nosso estudo reconhecemos que o currículo de formação de professores é uma direção política do processo de formação humana, articulada, portanto, a um dado projeto histórico, que sua base material se constitui no âmbito da relação Trabalho-Educação-Universidade, e que necessitamos de um caminho metodológico que nos dê condições de nos apropriar de sua essência. Em estudos que tratam das discussões acerca da formação de professores buscamos compreender a reconstituição do percurso histórico e dos apontamentos do movimento nacional dos educadores pela reformulação dos cursos de formação. Neste sentido, buscamos garantir elementos teórico-metodológicos que nos possibilite aproximar, ampliar e apropriar da constituição de sua base material, ou seja, do seu projeto curricular e da forma como o trabalho pedagógico e o trato com o conhecimento no âmbito da integração ensino-pesquisa-extensão estão organizados no seu interior, e de seus nexos com o reordenamentos legais e as proposições no campo do Movimento Nacional pela Formação do profissional da Educação e da teoria histórico-crítica em Educação. Enquanto considerações finais desenvolvemos e sistematizamos uma reflexão sobre reconceptualização curricular em que se articule o trabalho como princípio educativo, a possibilidade da integração ensino-pesquisa-extensão e universidade-comunidade, apontado para metodologias de organização do trabalho pedagógico como PCTP, o planejamento participativo e a pesquisa-ação e/ou investigação-ação na perspectiva de superar os desafios contemporâneos.

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