Resumo

Através da proposição de novas ementas na área da Educação Física para o curso de Técnico em Edificações Integrado ao Nível Médio, do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Proeja, do Instituto Federal de Educação de Mato Grosso, o presente trabalho buscou desenvolver e aprimorar novos currículos após a realização de revisões de literaturas específicas e discussões pedagógicas no Campus Pontes e Lacerda do IFMT no ano de 2009. O presente trabalho é caracterizado como um levantamento bibliográfico com abordagem qualitativa exploratória, visando atender um programa que detém muitas características heterogêneas, quando comparados a outros níveis educacionais. O despertar do aprimoramento da consciência corporal, bem como de seus aspectos preventivos e mantedores relacionados à saúde geral, são pontos centrais na inserção da Educação Física no campo da educação profissional. Isto nos trouxe a responsabilidade de trabalharmos de forma mais direcionada mediante a seleção de conteúdos e ações relevantes, que vão exatamente ao encontro dos anseios deste alunado que por inúmeros motivos não concluíram seus estudos em momento oportuno. Desenvolvê-los integralmente de forma multidisciplinar, possibilita a descoberta da autonomia e emancipação social, na busca da habilitação plena para o mundo do trabalho.

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