Resumo

A formação superior em Educação Física inicia-se no Brasil na década de 1930. No decorrer do tempo, sofre inúmeras mudanças em seu aspecto legal e pedagógico. No início do século XXI há um aumento da produção acadêmico e científica e a formação superior em Educação Física passa a ser mais investigada. No entanto, alguns estudos de revisão bibliográfica indicam que as pesquisas veiculadas sobre formação têm priorizado a análise das Diretrizes Curriculares Nacionais e da alteração dos currículos dos cursos de Educação Física, não considerando outros aspectos como o ensino, a aprendizagem e a avaliação. Diante disso, a presente pesquisa teve como objetivo investigar como as produções científicas veiculadas por periódicos da área no período de 2000 a 2017 têm analisado o currículo de formação em Educação Física. Os objetivos específicos contemplaram a identificação do nível de desenvolvimento curricular analisado, a identificação dos temas abordados e das referências (autores e obras) utilizadas pelas pesquisas na análise do currículo. Foi realizada uma pesquisa do tipo bibliográfica em dez periódicos classificados no QUALIS CAPES de A1 a B3 em Educação Física. Para a análise dos dados foi empregada a técnica de análise de conteúdo. Foram identificados 230 artigos o que representa 2,8% do total de artigos publicados pelos periódicos no período. O nível de desenvolvimento curricular mais analisado foi o currículo realizado, caracterizado por conhecimentos, concepções e comportamentos adquiridos pelos estudantes no processo de formação. Nenhuma pesquisa analisou o currículo avaliado isoladamente no âmbito da formação em Educação Física. O principal tema investigado foi as disciplinas dos cursos de formação em Educação Física e a maior parte das pesquisas não utiliza referências para conceituar e discutir currículo. Os resultados sugerem a necessidade de um maior investimento em pesquisas sobre formação, a articulação entre os níveis de desenvolvimento do currículo com ênfase em pesquisas no nível do currículo avaliado, além de apropriação de referenciais teóricos para discutir currículo.

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