Resumo

Esta pesquisa visa analisar o currículo do curso de Educação Física da UFAL/Campus Arapiraca e suas determinações para a formação de professores e atuação destes nas escolas públicas, a fim de compreender como estão sendo formados os professores para trabalhar nesta contradição que é a escola capitalista. Busca-se responder à seguinte problemática: quais as contradições expressas entre o currículo do curso de Educação Física da UFAL/Campus Arapiraca e a necessidade histórica de uma consistente formação dos professores que os possibilite enfrentar as problemáticas das escolas públicas do município? Para o desenvolvimento desse estudo nos valeremos do materialismo-histórico-dialético, dado que esta teoria do conhecimento estuda os aspectos e as relações universais da realidade objetiva. A relação entre os aspectos do real se reflete em categorias, as quais são produtos da consciência e da atividade cognitiva dos homens. A análise se deu a partir das seguintes categorias: formação humana omnilateral; contradição; realidade e possibilidades. Nessas condições, é a partir desses pressupostos que salientamos que o presente estudo se desenvolveu mediante a realização de uma pesquisa documental, que se dará a partir da utilização de: a) fontes documentais: Projeto Pedagógico do curso de Educação Física UFAL/Campus Arapiraca, Projeto de Interiorização; Documento de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais; b) fontes de observação direta: toda a infra-estrutura de funcionamento do curso, considerando-se os parâmetros teórico-metodológicos que fundamentam tais documentos (concepção de homem/sociedade; concepção de educação física; concepção de teoria e prática; objetivo da formação; etc.); e 3) entrevistas semi-estruturadas. Os resultados apontaram um distanciamento do que se defende como formação omnilateral e a concepção verificada a partir dos dados, ou seja, apesar de outra organização curricular, ainda continua a formação fragmentada e fragilizada.

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