O Currículo e a Educação Física na Rede Estadual de Pernambuco: Uma Perspectiva Interativa Práxic
Por Fábio Cunha de Sousa (Autor), Marcílio Souza Júnior (Autor).
Em Pensar a Prática v. 16, n 1, 2013. Da página 2 a -
Resumo
Este texto é parte de uma dissertação de mestrado do programa associado de pós-graduação da Universidade de Pernambuco UPE e a Universidade Federal da Paraíba UFPB. Temos como objetivo apresentar o currículo numa perspectiva interativa práxica. Metodologicamente, foi elaborado através de uma pesquisa qualitativa, nos subsidiando da hermenêutica dialética, da entrevista semi estruturada e da análise de conteúdo categorial por temática. Como conclusão, temos que a literatura estudada aponta para uma perspectiva crítica do currículo, superando a visão positivista, que tem a construção curricular realizada em gabinetes apenas por especialistas. Um currículo numa visão interativa práxica, construída numa relação entre teoria e prática e com a participação de vários atores sociais. As entrevistas revelaram o currículo como à vida na escola, a dinâmica curricular, o currículo refletido cotidianamente a partir da participação efetiva do professor na construção curricular.