Resumo

A formação dos alunos do Curso de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá visando a sua integração no mercado de trabalho foi sempre uma das preocupações dos seus professores. No momento em que nos  aproximamos dos anos 2000, surgiu a necessidade de verificar se o crrículo atualmente utilizado estaria formando profissionais capazes de atender às crescentes inovações que dia a dia são criadas por todo o mundo e que, através de um processo global de difusão, são incorporadas no cotidiano da população. O objetivo do presente estudo é o de conhecer as expectativas dos alunos formandos do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá, Brasil, em relação à adequação do currículo com vistas a atender as constantes transformações do mercado de trabalho. Para isto, cinqüenta e quatro alunos, sendo vinte um, do sexo masculino e trinta e três, do feminino, foram questionados acerca do processo ensino aprendizagem e dos problemas de adequação curricular que encontraram durante a sua graduação. O instrumento utilizado foi um questionário composto por perguntas abertas e fechadas, devidamente validado. Os dados, relacionados em freqüências e percentuais, foram discutidos através de uma análise qualitativa das variáveis estudadas. Os resultados demonstraram que os formandos deste curso estão preocupados com a melhoria da qualidade do ensino lá ministrado e, como conseqüência, sugeriram uma série de providências no sentido de adequar o atual currículo rumo às transformações que por certo ocorrerão a partir do início do próximo milênio.