Resumo

Esta dissertação caracteriza-se como o produto final da pesquisa que descreve de forma reflexiva e crítica as ações de observação e análise em duas escolas estaduais de Minas Gerais, perfazendo a relação dialógica entre educação física, práxis escolar e diversidade de gênero. Apresenta-se como objetivo central desta pesquisa a análise da práxis dos docentes de EF do ensino médio, em observância ao diálogo destxs com as questões de gênero na perspectiva do currículo em ação. Esta pesquisa foi desenvolvida com aporte teórico de estudiosxs que pesquisam a temática debatida, bem como em documentos norteadores de ambas as instituições pesquisadas. Também se apresenta neste trabalho algumas considerações acerca do trabalho de elaboração do Produto Técnico, inspirado na pesquisa que adiante se apresenta. Este Produto, intitulado Caderno de Ideias: Diversos e Diversidades nas aulas de Educação Física Jogos, dinâmicas, debates e afins consiste em material didático de suporte para a formação continuada de professorxs de EF, em especial xs atuantes na etapa do ensino médio.

Acessar Arquivo