Resumo

As análises criticas relativas à atual situação da Educação Física no país, têm tido uni emscente impulso a partir dos anos 80, num movimento de transforrnação do pape] do professor e da Educação Física, que já não mais tem acompanhado a grave situação social brasilch-a. 
O fato de se ter dois tipos de qualificação (Bacharel e Licenciado) em uni mesmo curso, faz com que este processo se torne gerador de constantes conflitos na perspectiva e na necessidade de se compreender qual a postura deste profissional nas diferentes áreas abrangentes pela Educação Física. Por outro lado, esta diferenciação na formação acadêmica quase sempre é tratada dentro de uma evidente imobilização, por parte de alunos e professores que, rio seu "Fazer" cotidiano, deixam de perceber a natureza dialética do processo educativo, dentro dos processos sociais mais amplos. 
Qual seria, então a forma mais viável de se discutir uma determinada prática pedagógica, uma vez que pensar em formação profissional significa abordar questões que estão diretamente ligadas, ao currículo? 
A discussão do profissional a partir da análise de currículo parece ser a farina mais direta de se repensar estas questões, pois parte-se neste trabalho, da idéia de currículo como no entender de alguns autores e dentre eles, Taffarel apud WIGGERS, (1988) que afirmam que o mesmo "compreende o todo da proposta educacional; é o conjunto de atividades que acontecem na Instituição Escolar e, portanto, compreende concepções, propósitos, objetivos, metas, bem como professores, alunos, funcio-nários..." 
Em se tratando sobre a formação do educador, profissional de Educação Física, licredita-se necessário conceber que "toda e qualquer concepção de currículo compõe-se de elementos que evidenciam pressupostos valorativos" (SOARES, 1988) que, dependendo da Iorma como os educadores vêem a educação, toma-se difícil a existência de urna única icoria de currículo aceita amplamente.