O Currículo na Formação dos Estudantes de Educação Física na Alemanha- o Exemplo do Departamento de Educação Física da Universidade Técnica de Braunschweig
Por Reiner Hildebrandt-Stramann (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 29, n 1, 2018.
Resumo
Este artigo tem o objetivo de oferecer uma visão atual sobre o desenvolvimento curricular na Alemanha. O artigo esta estruturado em três passos: No primeiro passo é dada a descrição do desenvolvimento da disciplina Educação Física como uma disciplina acadêmica nas universidades alemãs depois da segunda guerra mundial. No segundo passo esclarece a compreensão básica da formação universitária em Educação Física: A formação universitária tem dois pontos de referência superior: 1. A Educação Física na escolar; 2. Movimento no âmbito escolar, entendido como integração de movimento, jogo e esporte em toda a escola. No terceiro passo apresenta um exemplo do currículo da Universidade de Braunschweig, no qual o aspecto fundamental é sua estruturação em módulos.