Resumo
Este estudo está inserido na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE/CE/UFSM) e teve como objetivo compreender a articulação das ações formativas do curso de Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM com a docência na escola. Justifica-se pela importância de se compreender como as recentes transformações realizadas nas estruturas curriculares a partir da promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica e das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Educação Física estão sendo alvo de discussão, reflexão e transformação no contexto da UFSM. Os caminhos metodológicos adotados seguem os pressupostos da abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. O campo de estudo foi o Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria, com as informações coletadas através da análise de documentos e de entrevistas semi-estruturadas com professores e acadêmicos desse curso, sendo esses os participantes da pesquisa. Para interpretar as informações coletadas utilizou-se à análise de conteúdo, as quais evidenciaram os seguintes aspectos: a) o PPP procura fundamentar os processos de formação desenvolvidos no curso na medida em que mantêm relação estreita com a docência na escola; b) os espaços ligados ao curso de licenciatura são minoria em relação aos espaços destinados ao bacharelado, mesmo assim, conforme notou-se nos três espaços estudados, eles se mostram preocupados com a formação dos futuros professores de Educação Física, pois tratam de aspectos relativos a docência naEducação Física escolar. Esta constatação reafirmou-se ao concluir que esses espaços constituem-se em lugares de formação, já que os seus participantes atribuíram significado aos mesmos; e, c) os processos de ensinar e aprender a ser professor representam ainda um desafio a conquistar na Licenciatura do CEFD, pois de acordo com as acadêmicas participantes deste estudo, alguns docentes do curso desenvolvem sua prática educativa fundamentados no modelo de racionalidade técnica e/ou não abordam os aspectos relativos à docência na escola em disciplinas nas quais trabalham. Felizmente, identificou-se também a existência de docentes que realizam o diálogo com a docência na escola em suas práticas pedagógicas. Em relação às práticas discentes, os professores deixam claro, principalmente, que os acadêmicos do curso, de um modo geral, mostram-se cientes do papel profissional que terão ao se formarem. Já as acadêmicas, ao se referirem sobre a sua atuação nas aulas e nos demais espaços formativos enfatizam aspectos e maneiras distintas de participação no curso. Mesmo assim, todas se manifestam interessadas em aprender os conhecimentos formativos necessários à docência. Concluiu-se, então, que embora restritos, os dados sugerem que a Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM articula as suas ações formativas com a docência na escola, uma vez que o curso caminha de forma geral nesta direção. Diante disso, salienta-se a relevância do desenvolvimento de práticas docentes que deem ênfase aos processos educativos que envolvem o trabalho com a Educação Física Escolar