O Debate Conceitual Sobre Saúde e Doença: Contribuições Para a Educação Física
Por Marcos Bagrichevsky (Autor), Bruna Teixeira (Autor), Adriana Estevão (Autor).
Em Caderno de Educação Física e Esporte v. 10, n 18, 2011. Da página 23 a 28
Resumo
Partimos da análise de duas obras de referência da Saúde Co¬letiva, “A doença” de Giovanni Berlinguer (1988) e “O que é saúde?” de Naomar de Almeida-Filho (2011), para tentar mostrar a contribuição diferenciada que tais trabalhos desenvolvem em relação à riqueza de inter-pretações que ‘saúde’ e ‘doença’ podem comportar – para além do olhar biomédico. Foram abordadas categorias explicativas em destaque nessas obras, que permitem dialogar mais contextualmente com questões da vida cotidiana. Nesse sentido, a incorporação de problematizações conceituais afins pode trazer aportes relevantes à Educação Física, sobretudo, em ter¬mos de sua inserção nas esferas dos serviços públicos de saúde.