O Debate em Torno das Propostas de Ensino dos Esportes Coletivos
Por Sérgio Settani Giglio (Autor).
Parte de Educação Física Escolar e Esporte de Alto Rendimento: Dá Jogo? . páginas 3
Resumo
O esporte faz da sociedade tanto quanto a sociedade faz parte do esporte (DAMATTA, 1982). Essa relação, muito mais do que apenas um jogo de palavras, revela o quanto esses dois campos estão intrinsecamente conectados e dissociá-los é reduzir o debate a uma condição de linearidade em que estando em lugares distintos poderiam conferir uma falsa ideia de independência desses dois campos.
Diante dessa relação de conexão entre esporte-sociedade, podemos afirmar que, na infância o esporte aparece para as crianças enquanto prática em espaços formais, não formais e informais. Todos esses locais podem ser chamados de espaços educativos pelo fato das crianças aprenderem, seja de forma sistematizada ou incidental, por observação.
De acordo com Libâneo (1994, p. 18), eDd ntre os espaços formais estão as escolas ou outras “agências de instrução e educação (igrejas, sindicatos, partidos, empresas) implicando ações de ensino com objetivos pedagógicos explícitos, sistematização, procedimentos didáticos”. O ensino não formal é classificado pelo autor como sendo um espaço em que acontece a prática educativa estruturada fora do sistema convencional. Os informais seriam os espaços fora destes contextos listados e caracterizados, especialmente, pelas práticas de esporte em praças, parques, quadras, rua, praia, espaços caracterizados pela ausência de supervisão e sem a preocupação de possuir uma prática educativa estruturada.
O esporte escolar, especialmente pelo seu caráter reprodutivista e conservador (RODRIGUES e DARIDO, 2008) sofreu duras críticas e, que muitas vezes, trouxe uma visão maniqueísta embutida por meio da crítica que significava a exclusão do esporte do contexto escolar (BRACHT, 2000). Foi nessa linha que Soares et al. (1992), pontuaram a subordinação da Educação Física aos aspectos capitalistas que o esporte carrega, tais como a lógica das instituições esportivas, rendimento corporal e competição, e ao acontecer isso o esporte passa a ser tratado de forma homogênea como se houvesse apenas uma única forma de praticá-lo.
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