O Debate Epistemológico da Educação Física no âmbito dos Cursos de Pós-graduação Stricto Sensu Reinterpretado Por Contribuições da Teoria da Complexidade de Morin
Por Lamartine Pereira da Costa (Autor), Cátia Pereira Duarte (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 24, n 2, 2003. Da página 147 a 161
Resumo
A educação física no Brasil tem se desenvolvido em meio a freqüentes confrontos acadêmicos, salientando-se o de sentido epistemológico na década de 1990, que todavia repercute no âmbito dos cursos de pós-graduação stricto sensu em educação física. Este debate tem sido visto como possibilitador de novos rumos e reconhecimentos na área, mas discute-se neste artigo a validade desta percepção por contribuições da Teoria da Complexidade de Edgar Morin. Essa teoria visa à reordenação dos conhecimentos através da busca de conflitos. Ante os anseios de Manuel Sérgio, Go Tani, Hugo Lovisolo e Mauro Betti, levanta-se a complexidade para entender os objetivos e interesses de tais teses no contexto de pesquisas dos mestrados e doutorados daquela área de conhecimento.