Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo investigar o processo de interação em entrevistas, realizadas com a participação do pesquisador (e entrevistador) e de duas pessoas diagnosticadas como portadoras de deficiência mental (entrevistados) alunos de instituições especializadas em treinamento profissional. As entrevistas foram realizadas individualmente e em sessões semanais cuja duração variou de um aluno para outro. O tema central foi o processo de profissionalização que os alunos estavam vivenciando naquele momento. No decorrer das entrevistas os participantes falaram, também, sobre suas famílias e amigos e da vida fora da instituição. A interação entrevistador-entrevistado foi analisada através de um procedimento constituído por um sistema de categorias que permitiu identificar as características das falas do entrevistador e do entrevistado isoladamente e em interação. Esta análise foi feita em duas etapas. Num primeiro momento, efetuou-se a classificação das falas do entrevistador e do entrevistado em todas as entrevistas, independentemente do tema ou subtema que estava sendo tratado. No segundo momento, realizou-se uma análise de interação apenas nos temas e subtemas mais falados durante as entrevistas. A análise dos dados envolveu tratamento quantitativo e qualitativo. Os resultados mostraram que o sistema de categorias utilizado para proceder o estudo da interação, mostrou-se bastante útil pois, além de permitir analisar o curso da entrevista, possibilitou conhecer como se comporta a pessoa portadora de deficiência em situação de entrevista. As conclusões indicam que o portador de deficiência mental colaborou significativamente na situação de entrevista, possibilitando ao pesquisador conhecer representações dos alunos sobre as experiências vividas dentro e fora da instituição.

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