Resumo

Pode-se compreender dupla carreira como a dedicação concomitante entre duas atividades rotineiras, sendo o investimento no esporte e nos estudos um exemplo recorrente. O desenvolvimento de uma carreira esportiva demanda treinamentos intensos, longos confinamentos, viagens e mudanças de cidade e residência, o que provoca dificuldades para adequação aos calendários e atividades esportivas e acadêmicas. Neste cenário, o objetivo deste estudo foi analisar o grau acadêmico de atletas de elite do futsal feminino brasileiro. A análise se fundamentou em categorias da Sociologia Reflexiva de Pierre Bourdieu, relacionadas ao campo acadêmico e à herança cultural familiar. Foi aplicado um questionário a dez atletas da seleção brasileira adulta feminina de futsal. Os dados foram analisados de modo a caracterizar a incidência das respostas através de estatística descritiva e foram submetidos aos testes Qui-quadrado, V de Cramer e de Correlação de Spearman. As atletas participantes apresentaram maior grau acadêmico do que a população brasileira estratificada, com a maioria tendo cursado o ensino superior privado com bolsas de estudo esportivas. As participantes também superaram seus pais e mães, demonstrando uma baixa influência da herança cultural familiar. Conclui-se que o futsal tem colaborado para a inserção e permanência das atletas na carreira acadêmica, principalmente no ensino superior.

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