Resumo
O presente estudo tem como objetivo organizar e desenvolver com professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá uma proposta de formação continuada para a Educação Infantil, a partir dos conteúdos previstos na Matriz Curricular de Referência para a Educação Infantil (4 e 5 anos), buscando alternativas para melhoria das práticas pedagógicas escolares. Para tanto, realizamos um levantamento bibliográfico sobre os seguintes eixos: formação de professores e formação de professores de Educação Física, o professor e sua formação contínua, a Educação Física e as necessidades para atuar na Educação Infantil, além de tratar a infância numa perspectiva histórica, relacionando a criança a escola, o brincar e a disciplina Educação Física na Educação Infantil. Trata-se de um estudo do tipo descritivo com abordagem qualitativa, num universo de 69 escolas e 18 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e 2 Centros Emergenciais de Educação Infantil (CEEI), localizados em Cuiabá/MT. Os sujeitos foram 74 professores atuantes na Educação Infantil (4 e 5 anos) nas respectivas escolas, CEEI’s e CMEI’s. A metodologia escolhida foi a investigação-ação, que passa a ser uma forma de gerar novos saberes, partindo da própria ação do professor em campo de trabalho, refletindo sobre os aspectos levantados pelo próprio grupo de professores, com a intenção de transformar a realidade da escola onde é docente. Os instrumentos de coleta de dados foram a análise documental dos referenciais da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá/MT, um questionário inicial com perguntas abertas e fechadas, uma entrevista direcionada aos professores após 14 encontros de estudos, um questionário no final da pesquisa como forma de avaliação da formação e, por se tratar de uma pesquisa de cunho qualitativo, os dados coletados, além dos documentos já citados, foram as anotações do caderno de campo, fotografias, vídeos, cadernos de planejamento, entre outros que surgiram no decorrer dos processos, procurando sempre respeitar a forma como estes documentos foram registrados. No que diz respeito ao perfil dos professores participantes, identificamos um número significativo de licenciados em instituições públicas de ensino, parte deles já cursou alguma pós-graduação, no entanto pequena porcentagem direcionada a Educação Infantil. Constatamos também que o maior número de professores atua a menos de um ano na Educação Infantil. No que diz respeito à importância da formação continuada, grande número de professores considera importante para melhorar a prática pedagógica ou para a atualização profissional, no entanto sentem necessidade de estudarem os conhecimentos específicos da Educação Infantil. Relacionando o estudo aos objetivos e aos conteúdos da Educação Física para a Educação Infantil, notamos que o maior grupo de professores distingue objetivos e conteúdos, sabendo defini-los, entretanto um menor grupo, mas considerável, confunde ambos, não sabendo muito bem como identificá-los ou utilizá-los na prática da faixa etária. Portanto, é essencial repensar e reorganizar as formações para atuação com a Educação Infantil, tanto relacionando as propostas contidas nos documentos que orientam a organização curricular, os objetivos e os conteúdos para esta faixa etária, bem como o papel da Educação Física na realidade da Educação Infantil.