Resumo

Os objetivos deste estudo foram (a) determinar a ocorrência ou não, de mudanças nos estilos de ensino dos licenciados em Educação Física durante o Estágio Supervisionado, (b) levantar causasáe mudança ou manutenção desses estilos, (c) examinar a possibilidade de introduzir metodologias destinadas a enfrentar os desafios da Educação Física escolar nos anos 90. Trabalhou-se com 30 (trinta) licenciandos em Educação Física (20 mulheres e 10 homens), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Para a coleta de dados empregou-se o Sistema FaMOC (FARIA JÚNIOR, 1980) para a nálise do Ensino em Educação Física; efec-tuou-se análise dos relatórios dos licenciados, e das entrevistas com os professores das disciplinas pedagógicas. Como tratamento estatístico foram utilizadas as fórmulas inerentes ao instrumento da coleta de dados (FaMOC), o "Teste de Significância da Diferença entre Percentagens" (GARRETT, 1974) e o "Teste do Qui-Quadrado (X2)" (LEVIN, 1978), no sentido de testar as hipóteses formuladas. Baseando-se nos objetivos, na literatura e na discussão dos resultados, concluiu-se que houve mudança no procedimento didático dos licenciandos e que a causa de mudança foi a influência das disciplinas pedagógicas constantes do currículo da licenciatura. Consequentemente, novas abordagens metodológicas destinadas a enfrentar o desafio dos anos 90, no âmbito da Educação Física Escolar, parecem poder ser introduzidas através das disciplinas pedagógicas constantes dos currículos de licenciatura, como o caso da UE