O desempenho do Brasil nas olimpíadas de Atlanta e a escolha dos conteúdos na educação física escolar
Por Suraya Cristina Darido (Autor).
Em XX Simpósio Internacional de Ciências do Esporte -SIMPOCE
Resumo
o objetivo do presente trabalho foi o de analisar o desempenho do Brasil nas olimpíadas e relacionar estes resultados com os conteúdos mais presentes na Educação Física escolar. O Brasil, nesta última olimpíada, obteve 15 medalhas distribuídas da seguinte maneira: 3 de voleibol (2 na areia e uma na quadra), 3 na natação, 3 no iatismo, 2 no judO, 1 no hipismo, 1 no atletismo, 1 no basquete e 1 no futebol. Além das medalhas o Brasil conquistou boas colocações no futebol feminino, voleibol e basquetebol masculino. Na comparação com outros países participantes o Brasil obteve, no conjunto, as melhores colocações nos esportes coletivos; basquetebol, voleibol e futebol. Os trabalhos de Rego (1995), Darido (1995) e Lovisolo (1995), procuraram através de entrevistas e questionários obter informações sobre quais conteúdos os professores de Educação Física trabalham no seu cotidiano. O estudo de Rego (1995) mostrou que os professores de Leme trabalham, na sua maioria, com as seguintes modalidades: bandebol, basquetebol, voleibol, futebol e atletismo. Do mesmo modo, Darido (1995) verificou que o maioria dos professores de Educação Física dedicam grande parte das suas aulas para o ensino do voleibol, basquetebol e futebol. Lovisolo (1995) procurou verificar quais os conteúdos que a Educação Física deveria trabalhar na escola a partir da opinião dos responsáveis pelo ensino. Os resultados mostraram que os conteúdos mais frequentes silo: ginástica, futebol, basquetebol, handebol e voleibol. Com exceção do handebol, a escolha dos conteúdos na disciplina de Educação Física escolar apresenta altos índices de relacionamento com o desempenho do país nas últimas olimpíadas, mostrando a força do contexto sóciocultural.