O Desempenho na Transição da Posição Sentada Para em Pé Altera Durante a Aquisição de Marcha?
Por Alana Maria Ferreira Guimarães Bastos (Autor), Carolina Souza Neves da Costa (Autor).
Resumo
Na rotina diária infantil, a transição da posição sentada para em pé (SDP) é um pré-requisito para muitas tarefas funcionais. A relação entre a marcha e outras habilidades tem sido apontada por muitos autores, mas não foram encontrados estudos investigando as alterações de SDP durante a aquisição da marcha em crianças. O objetivo deste estudo foi analisar as mudanças que ocorrem no desempenho do SDP no período de aquisição da marcha em crianças saudáveis . Cinco crianças saudáveis foram inicialmente avaliadas com idade média de 13,6 meses. A cinemática do movimento SDP das crianças foi avaliada longitudinalmente durante diferentes períodos de experiência de marcha: quando as crianças não tinham adquirido a marcha independente ainda, 8,2 (± 8,4) dias de experiência de marcha independente, e 86,2 (± 8,7) dias de experiência de marcha independente. No período de aquisição da marcha observamos uma diminuição significativa no ângulo final da flexão de tronco e aumento da amplitude de flexão do tronco. A experiência do andar pode mudar a execução da atividade SDP.