Resumo

Buscando encontrar fatores que causam diferenciais significativos no desenvolvimento global das crianças com Síndrome de Down, realizamos uma investigação de corte qualitativo, utilizando-se a metodologia de estudo de caso. Os pressupostos teóricos analisaram algumas concepções sobre o desenvolvimento infantil, caracterizaram a Síndrome de Down e discutiram algumas correntes filosóficas da intervenção precoce. Foram estudados seis casos de crianças portadoras de Síndrome de Down que iniciaram o atendimento de intervenção precoce entre zero a dois anos de idade e ainda freqüentavam a instituição no momento da coleta de informações. O estudo divide-se em duas etapas, uma preliminar e outra o estudo propriamente dito. No estudo preliminar foram utilizados como instrumento para coleta de informações, filmagens de vídeo e observação direta dos participantes. No estudo propriamente dito os instrumentos foram reuniões, entrevistas, observações diretas dos participantes e análise documental. O estudo foi realizado no serviço de intervenção precoce de uma conceituada instituição de Porto Alegre. A análise das informações e a discussão dos resultados levaram-nos a identificar nas causas sócio-afetivas os principais diferenciais que marcam o desenvolvimento das crianças portadoras de Síndrome de Down, com força suficiente para maximizar ou minimizar a deficiência, superando as questões orgânicas. A redação final sobre os resultados da investigação foi concluída em dezembro de 1998.

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