O desenvolvimento da capacidade motora: resistência

Parte de Fundamentos do treinamento desportivo . páginas 109 - 120

Resumo

Esta capacidade está diretamente relacionada com aspectos cardiorrespiratórios, nos quais o oxigênio e as gorduras são os substratos mais utilizados, buscando a melhora do VO2max dos alunos. São atividades de longa duração e frequência cardíaca moderada (120 a 160 batimentos por minutos). Em uma aula de Educação Física, o professor poderá utilizar de várias atividades para o desenvolvimento da resistência, sendo que poderá ter característica aeróbia ou anaérobia, dependendo do tempo de execução, distância ou espaço da realização, frquência cardíaca e intensidade, que explicaremos a seguir. Entende-se por resistência motora a capacidade de executar um movimento durante um longo tempo, sem perda aparente da efetividade do movimento (BARBANTI, 1996). A resistência pode ser definida como um trabalho psicofísico prolongado, mantendo-se os parâmetros musculares de dados movimentos, (GOMES, 2009). A resistência refere-se à extensão de tempo que um indivíduo consegue desempenhar um trabalho com determinada intensidade. O fator principal que limita e, ao mesmo tempo, afeta o desempenho é a fadiga (BOMPA, 2002). No desporto, o conceito de resistência e o seu desenvolvimento significam adiar a instalação da fadiga e/ou a diminuição das suas consequências durante a execução de um determinado exercício físico, promovendo, ainda, a otimização dos processos de recuperação após o esforço.