O Desenvolvimento da Compreensão Holística do Jogo Por Meio da Criação do Jogo
Por Mauro Henrique Andréa (Autor), Peter A. Hastie (Autor), Rui Flores Araújo (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 37, n 4, 2015. Da página 323 a 332
Resumo
O estudo examinou a compreensão holística do jogo (compreensão de regras, valores, distinção entre boas e más práticas) aprendida por alunos do ensino fundamental após uma intervenção de criação de jogos de alvo. A intervenção foi dividida em cinco momentos: introdução aos jogos de alvo, ensinar jogos a outros alunos, criar novos jogos, ensinar seus próprios jogos e praticá-los. A coleta de dados incluiu observaçes, questionários e entrevistas, que foram analisados por meio de uma triangulação. Concluiu-se que os alunos foram capazes de valorizar as regras dos jogos criados, mas tiveram dificuldade na apresentação dos jogos, uma tarefa normalmente atribuída ao professor. © 2015 Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Publicado por Elsevier Editora Ltda. Todos os direitos reservados.