Resumo

As Atividades de Aventura, praticadas durante o lazer, passam também a serem demandadas no ambiente escolar. Com as mudanças apresentadas em 1998 pelos PCN’s a educação física passou a ser estruturada sobre três dimensões conceitual, procedimental e atitudinal. Numa perspectiva da educação pelo lazer, o Colégio de Aplicação Pedagógica possui um projeto voltado ao ensino de aventura no ensino fundamental. Considerando a realidade concreta, o projeto leva em conta que a dimensão atitudinal fará com que a criança reconheça suas capacidades, respeite seus limites, desenvolva a autonomia, a cooperação, e a participação social. O caráter lúdico vem concomitante à gestão do risco e, ao mesmo tempo, garantimos a fruição e o desenvolvimento de potencialidades motoras. Objetivos: Analisar o comportamento das crianças sobre a ótica da dimensão atitudinal durante as aulas; compreender a atitude que cada criança transparece ao realizar as atividades e; Identificar a percepção dos professores no aprendizado do tema gerador e no comportamento global das crianças durante as aulas.

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