O Desenvolvimento da Flexibilidade no Jazz
Por Patrícia Gomes (Autor).
Em VIII Congresso Brasileiro de História da Educação Física, Esporte, Lazer e Dança - CHELEF
Resumo
O jazz dance surgiu nos E.U.A., quando dançarinos famosos observaram uma dança diferente praticada por negros, onde utilizavam partes do corpo isoladamente. Como já estavam entediados com o rigor do ballet clássico adaptaram os movimentos desses dançarinos com algumas técnicas do clássico. À esse novo estilo de dança deu-se o nome Jazz. A Broadway utilizou o jazz tanto para shows como para manter o pique necessário de seus bailarinos. O presente trabalho teve por finalidade analisar o quanto o jazz pode influenciar na flexibilidade dos alunos. Foram analisadas onze alunas do sexo feminino, que mantêm uma freqüência de duas vezes por semana com duração de uma hora/aula, com idades de dez a vinte e um anos. O estudo foi realizado no salão da Fundação Mirim de Pirapozinho SP, onde ocorrem as aulas de jazz. No teste de flexibilidade aplicado foi utilizado um caixote de madeira de 30x30 cm, com uma tábua encaixada e solta na parte superior e um colchonete. As avaliadas sentaram-se no colchonete e com as pernas estendidas e juntas, encostaram os pés no caixote flexionando o tronco à frente sem flexionar os joelhos. Empurraram a parte superior do caixote, onde foi medido em centímetros o seu grau de flexibilidade. Tiveram três tentativas, sendo registrado o melhor resultado. As alunas realizaram aulas de Jazz durante o período de junho a outubro de 2.002, sendo que durante as aulas as mesmas não treinaram especificamente a flexibilidade. Essas alunas têm em média dois anos de curso. Em junho de 2.002 as alunas foram submetidas ao teste anteriormente descrito, o mesmo acontecendo em outubro. Os resultados não evidenciaram diferenças significativas, embora tivesse ocorrido uma melhoria nos resultados médios obtidos após os 4 meses de treinamento.