Resumo

INTRODUÇÃO: O Karate-Do é uma arte marcial em expansão, e muito se atribui a sua prática a melhoria de aspectos como a disciplina e respeito, como também do desenvolvimento motor em geral, aqui com ênfase na motricidade global. OBJETIVO: Este trabalho visa demonstrar a relação entre o desenvolvimento da motricidade global e a prática do Karate-Do em crianças de 7 e 8 anos de idade. METODOLOGIA: Utilizou-se como instrumento avaliativo a Escala de Desenvolvimento Motor EDM de Rosa Neto (2010). Os sujeitos da pesquisa são alunos de academias e escolas onde ensina-se o Karate-Do. Foi feita avaliação comparativa entre o desempenho motor dos praticantes e os números de desempenho médio apontados pela Escala, com foco na motricidade global, e comparando alunos com menos de um ano de prática de Karate-Do com os com mais de um ano, para avaliar se os ganhos são progressivos ou não. RESULTADOS: A investigação contribui para a elucidação científica da ideia de que esta arte marcial aprimora a motricidade global já que em média os praticantes obtiveram um escore de 132,42, considerado pela escala como "Muito Superior" indicando que o Karate-Do é sim um potencializador da motricidade global. Os dados revelam também que o tempo de prática desta arte marcial não melhora proporcionalmente o desempenho dos avaliados, pois os alunos com menos tempo de prática obtiveram um escore de 134,8 16,9 (Muito Superior) e os com mas tempo de prática de 128,118,0 (Superior) sendo o p -0,2840. porém a diferença foi suficiente para pôr os grupos em conceitos diferentes na EDM. Conclui-se que os benefícios do Karate-Do à motricidade global se dão desde o primeiro ano de prática mas não são expressivamente progressivos após esse período. O estudo pretende contribuir para a abertura de caminhos investigativos nesta área do conhecimento, por meio da visão holística sobre o tema.

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