O Desenvolvimento do Esporte a Partir de Questões Sobre o Alto Rendimento: Descobrindo Novos Caminhos e Significados
Por Sarah Adne Cortêz da Costa (Autor), Thássia David Lima (Autor), Dayane Giarola Pereira (Autor).
Em XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Objetivos:
Problematizar questões do esporte de alto rendimento discutindo a viabilidade de novos caminhos e significados. Verificar pontos negativos e positivos. Diferenciar esporte de alto rendimento e esporte de alto desenvolvimento. Mostrar novas possibilidades de esporte na escola.
Métodos e resultados:
Discutir o esporte de alto rendimento em um horário fora das aulas de educação física (contra turno escolar, por exemplo) Orientar as discussões a partir de temas como: Quais as funções do esporte dentro da instituição escolar e nas demais instituições da sociedade civil? Como que os agentes educativos, professores e técnicos de esportes podem oferecer suporte para, compreendendo o esporte de alto rendimento, promover a sua difusão? Apresentar aos alunos da educação básica jogos esportivos oficiais e não oficiais como forma de enriquecer o debate.
Conclusão:
Este trabalho ainda se encontra em andamento mas é possível observar como conclusão que as formas do esporte na escola e em instituições da sociedade civil podem assumir a idéia de alto desenvolvimento, ou seja, a elevação da qualidade em múltiplos aspectos, respeitando limites e adequando-se às exigências dos diversos grupos que praticam esporte.