Resumo

Os projetos sociais esportivos no Brasil surgiram a partir das transformações políticas, sociais e educacionais, resultando em um produto de disputa no campo político transpassando as áreas da educação e assistência social. Mas, como um espaço dotado de uma lógica própria, o esporte social contou com diversos agentes e instituições que mantiveram a sua disposição e interesse em “jogo”. Nessa esteira, o objetivo desta pesquisa foi realizar um resgate histórico para analisar como ocorreu o processo de desenvolvimento dos projetos sociais esportivos no Brasil e quais foram os movimentos estruturais internos responsáveis pela sua consolidação. Optou-se por uma pesquisa bibliográfica e para a análise reflexiva amparou-se na “Teoria dos Campos”, de Pierre Bourdieu. Em suma, a consolidação do esporte social ocorreu a partir das mudanças sociais impulsionadas pelas articulações dos diferentes agentes e instituições que identificaram possibilidades para suprir as demandas sociais servindo, também, como mecanismos de manutenção de poder.

Referências

AFONSO, Gilmar Francisco. A reinvenção do voleibol de praia: agentes e estruturas de uma modalidade espetacularizada (1983 – 2008). 2011. 210f. Tese (Doutorado em Sociologia). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, 2011.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 7. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. 2. ed. Porto Alegre, RS: Zouk, 2017.

______. Questões de sociologia. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2019.

BRASIL. Decreto nº 69.459, de 1 de novembro de 1971. Regulamenta o artigo 22 da Lei número 4.024, de 20 de dezembro de 1961, e alínea do artigo 40 da Lei 5.540, de 28 de novembro de 1968 e dá outras providências. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d69450.htm>. Acesso em: 20 de outubro de 2020.

BRASIL. Lei nº 6.251, de outubro de 1975. Política Nacional de Educação Física e Desporto. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto /me002 156.pdf>. Acesso em: 27 de janeiro de 2020.

BRASIL. Decreto nº 91.452, de 19 de julho de 1985. Institui Comissão para realizar estudos sobre o desporto nacional. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1980-1987/decreto-91452-19-julho-1985-441587-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em: 28 de janeiro de 2020.

BRASIL. Artigo nº 217, de 5 de outubro de 1988. Do Desporto. Disponível em: <https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/CON1988_05.10.1988/art_217_.asp>. Acesso em 28 de setembro de 2020.

CAPARROZ, Francisco Eduardo. Entre a educação física na escola e a educação física da escola. São Paulo: Autores Associados, 2005.

CARON, Ana Elisa Guginski. “Ataques e defesas” no ensino dos valores por meio do esporte: metodologia compartilhar de iniciação ao voleibol. 2018. 227f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, 2018.

CASTOR, Belmiro Valverde Jobim. O Brasil não é para amadores: estado, governo e burocracia na terra do jeitinho. Curitiba, PR: EBEL: IBQP-PR, 2000.

CUNHA, Thayane Santos Crespo da. Pobreza, desigualdades e projetos sociais esportivos dirigidos a crianças e adolescentes: estudo de uma experiência no município de São Gonçalo. 2017. 108f. Dissertação (Mestrado em Política Social). Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, 2017.

DA COSTA, Lamartine (Org.). Atlas do esporte no Brasil: atlas do esporte, educação física, atividades físicas de saúde e lazer no Brasil. Rio de Janeiro: CONFEF, 2006.

ELIAS, Norbert. A sociedade de corte: investigação sobre a sociologia da realeza e da aristocracia de corte. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

GODOY, Letícia. O Sistema Nacional de Esporte no Brasil: revelações e possíveis delineamentos. 2013. 165f. Tese (Doutorado em Educação Física), Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, 2013.

GONÇALVES, Emília de Fátima Miterofe; FERREIRA, Gabrielle Gomes. As lutas sociais no Brasil: da ditadura ao governo Lula. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL LUTAS SOCIAIS NA AMÉRICA LATINA, V, 2013. Anais... Disponível em: <http://www.uel.br/grupo-pesquisa/gepal/v3_em%EDlia_e_grabrielle_GV.pdf>. Acesso em 9 de novembro de 2020.

KRAVCHYCHYN, Claudio e colaboradores. Projetos e programas sociais esportivos no Brasil: antecedentes históricos e reflexividade social. The journal of the latin american socio-cultural studies of sport (ALESDE), v. 10, n. 1, p. 53-68, 2019.

LINHALES, Meily Asbu. A trajetória política do esporte no Brasil: interesses envolvidos, setores excluídos. Dissertação (Mestrado em Ciência Política). 1996. 242f. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, 1996.

MARCHI JÚNIOR, Wanderley. O esporte “em cena”: perspectivas históricas e interpretações conceituais para a construção de um modelo analítico. The journal of the latin american socio-cultural studies of sport. v. 5, n. 1, p. 46-67, 2015.

ORTIZ, Renato (Org.). A sociologia de Pierre Bourdieu. São Paulo: Olho d’Água, 2003.

PEREIRA, Angélica Regina. Expectativas de participantes, professores de educação física e assistentes sociais de um projeto social esportivo de pólo aquático. 2015. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física). Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP, 2015.

PORTAL ESTUDOS DO BRASIL REPUBLICANO (Arquivo Nacional). MOBRAL, 2019. Disponível em: <http://querepublicaeessa.an.gov.br/temas/66-filme/191-mobral.html>. Acesso em 10 de novembro de 2020.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani César de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013.

RODRIGUES, Anelise Lopes. A desportivização das políticas sociais para a juventude: discursos salvacionistas e práticas compensatórias. 2008. 155f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2008.

TUBINO, Manoel José Gomes. As tendências internacionais da educação física. Revista brasileira de educação física e desportos, ano 7, n. 26, 1975.

______. Estudos brasileiros sobre o esporte: ênfase no esporte-educação. Maringá, PR: EdUEM, 2010.

ZALUAR, Alba. Cidadãos não vão ao paraíso. São Paulo: Escuta; Campinas: Unicamp, 1994.

Acessar