O Desenvolvimento Motor e Crescimento Somático de Crianças com Diferentes Contextos no Jardim de Infância
Por Décio Rodrigues (Autor), Eric Leal Avigo (Autor), Marlon Magnon Valdevino Leite (Autor), Robson Alves Bussolin (Autor), José Ângelo Barela (Autor).
Resumo
O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos de diferentes contextos no desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais e no crescimento somático de crianças no jardim de infância . Cinqüenta crianças participaram deste estudo : 25 receberam educação física de um professor especializado e 25 crianças receberam atividades de um professor não- especializado. As crianças foram avaliadas no início e final do ano letivo , em relação antropométrica , dobra de pele, nível de atividade física , e TGMD- 2. No início do ano letivo, não foi observada nenhuma diferença entre os grupos em qualquer medida . No final do ano, as crianças que receberam as atividades de um professor não especializado mostrou redução do nível de atividades físicas enquanto que as crianças que receberam a educação física de um professor especializado manteve o nível e apresentou melhor desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais . Diferentes contextos de atividades de educação física não promovem diferenças somáticas ao longo do ano letivo. No entanto , a educação física de um professor especializado melhora o desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais e manutenção de matrícula de crianças no jardim de infância da atividade física.