Resumo

Este estudo objetivou verificar o perfil motor de escolares de 11 a 14 anos de idade com e sem indicativo de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDA-H) do Municipio de São José/SC. Participaram do estudo 300 escolares de 11 a 14 anos de idade, de ambos os sexos, matriculados numa escola da rede municipal em São Jose-SC. Para avaliação motora utilIzou-se a bateria motora Movement Assessment Battery for Children - MABC-2. Para a avaliação nutricional foram mensuradas a massa corporal e estatura para cálculo do IMC, segundo as referências da Organização Mundial de Saúde (OMS). As análises foram realizadas através do pacote estatístico SPSS (versão 17.0) utilizando a estatística descritiva e os testes de correlação de Spearman, teste U e regressão logística binária bruta. O nível de significância adotado foi de 5%. Os resultados demonstraram que 13,3% dos escolares apresentaram indicativo de TDA-H (n=40) e quanto ao desempenho motor foi verificado que 10% dos escolares apresentaram dificuldades motoras, sendo 7,5% meninos e 2,5% meninas. Quando comparado o desempenho motor dos escolares com e sem TDA-H foi verificado melhor desempenho nas habilidades de lançar/receber e equilíbrio entre os escolares sem TDA-H, com diferença estatisticamente significativa. Não foi encontrada associação entre TDA-H e dificuldade motora. Em relação ao estado nutricional a maioria dos escolares com e sem TDA-H foram classificados como eutróficos. Ao ser verificada a correlação entre estado nutricional e desempenho motor dos escolares com TDA-H, obteve-se uma correlação negativa somente na habilidade equilíbrio, já para o grupo sem TDA-H não houve correlação. Durante a realização deste estudo notou-se a necessidade da investigação de outras variáveis que melhor caracterizassem os escolares participantes, tais como as atividades de vida diária, os aspectos socioculturais, bem como a aptidão física, a fim de melhor conhecer os fatores que influenciam diretamente o desenvolvimento motor. Destaca-se a importância do estabelecimento de parcerias entre escola, pais, médico especialista, professores e professores de educação fisica em vista de estratégias benéficas ao desenvolvimento adequado de qualquer individuo, seja ele típico ou atípico.