Resumo

Objetivos:
Problematizar o desenvolvimento da qualidade do esporte quando inserido na dinâmica da competitividade entre diferentes grupos. Apresentar a característica transversal do desenvolvimento do esporte, pontuando aspectos contraditórios do esporte educacional, do esporte de lazer e do esporte de rendimento

Métodos e resultados:
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia do Esporte da Universidade Federal de São João del Rei, após discutir e avaliar a trajetória de 2011 em função dos eventos competitivos ocorridos entre estudantes de Educação Física, além das observações em outros espaços e das discussões acerca dos textos lidos estabeleceu um conceito acerca da do desenvolvimento da qualidade esporte . As seguintes questões foram apontadas: Quais as funções do esporte dentro da instituição escolar e nas demais instituições da sociedade civil? Como que os agentes educativos, professores e técnicos de esportes podem oferecer suporte para, compreendendo o esporte de alto-desenvolvimento, promover a sua difusão? Como a nossa sociedade interfere nesse processo e como os profissionais da área podem reverter isso? Os resultados indicam que para cada manifestação do esporte na sociedade (escolar, de lazer e de rendimento) teremos diferentes níveis de competitividade, que podem variar em cada manifestação conforme as intencionalidades dos envolvidos.

Conclusão:
Este trabalho ainda se encontra em andamento, mas é possível observar como conclusão que as formas do esporte na escola e em instituições da sociedade civil podem assumir a idéia de alto desenvolvimento, ou seja, a elevação da qualidade em múltiplos aspectos. Desta forma, estamos elaborando algumas propostas de intervenção para as diferentes manifestações do esporte.