Resumo

Este ensaio teórico-conceitual objetivou investigar possíveis contribuições da Teoria Psicanalítica para o desenvolvimento socioafetivo infantil a partir da intervenção do professor de Educação Física. Foram elucidados, no presente ensaio, alguns preceitos da Educação Física à luz de um referencial psicanalítico, contribuindo com mais um passo na compreensão da arte de facilitar o desenvolvimento da criança. Desse modo, as obras do âmbito da Psicanálise em Freud e Winnicott embasaram as reflexões e interpretações desse ensaio. A partir dessas obras, fica evidente a defesa de uma intervenção profissional que pensa em “sujeitos”, que respeita a singularidade de cada aluno, apesar do constrangimento e insegurança que podem ser gerados pelo convívio com as diferenças. Conclui-se que a psicanálise Freudiana e uma de suas derivações – a teoria winnicottiana –, podem ser compreendidas pelos professores de Educação Física não apenas como uma teoria do conhecimento, mas também como uma perspectiva pedagógica capaz de direcionar uma relação de ensino-aprendizagem que valorize as ações motoras como expressão de sentir e pensar.

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