Resumo

O trabalho de cunho sociológico, aborda a questão do desporto numa perspectiva sócio-educativa voltada as famílias carentes da Ilha de João de Barros, na cidade do Recife, Estado de Pernambuco. Para entender o papel do desporto como uma técnica educativa e meio de integração social foi indispensável levantamento sócio-econômico da área e das famílias carentes da comunidade. Utilizou-se para o estudo a amostra probabilística e foram entrevistados 42 sujeitos. O roteiro da entrevista foi composto de dados sobre as características educacionais-culturais da unidade familiar, organização, participação, percepção e aspirações da população. Os resultados obtidos apontam para uma constatação de que o sistema tradicional de ensino é que precisava se adaptar à realidade de miséria social que não pode ser encarada como simples desequilíbrio do indivíduo ou da família. Assim, à luz da análise empreendida dos dados coletados, e uma nova maneira de ver a escola , podemos apontar para o binômio escola alegre x desporto, onde a escola pode ser entendida como o espaço onde o desporto assume um "locus" apropriado como mecanismo de integração social.

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