Resumo

A necessidade da prática da ginástica e dos desportos nas Universidades o assunto que vem sendo estudado e debatido há muitas décadas e, infelizmente, não saímos ainda da fase do pensamento para a fase da realização.

Em congressos desportivos nacionais e internacionais, em monografias, cm artigos de jornais e revistas especializadas, há um sem-número de análise e suges-tões para dar vida real aos desportos dentro das Universidades, com a responsa-bilidade e organização das próprias Universidades.

O que existe no nosso país é uma legislação de vinte e oito anos passados, criando as Associações Atléticas Acadêmicas, as Federações Universitárias e a Confederação Brasileira de Desportos Universitários, tudo isso entregue à própria sorte dos estudantes. 

Desporto hoje é técnica, é planejamento, é ciência, e por isso deve ser orien-tado por pessoal treinado especialmente para administrá-lo.

Quando se fala da necessidade da prática dos mais variados agentes da Educação Física, e o desporto é um dêles, no meio universitário, estamos falando em atividades físicas para a coletividade, para a massa universitária. As Asso-ciações Atléticas e as Federações não estão preocupadas com os valôres educa-cionais das atividades físicas, mas com o rendimento atlético e se preocupam com uma minoria, a elite desportiva, os bem dotados, as equipes representativas. As Associações e Federações Universitárias se destinam à prática dos desportos e à sua realização em caráter competitivo.

Em pesquisa estatística realizada por nós, no primeiro semestre de 1966, verificamos os percentuais da prática desportiva pelos estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo, após aplicação de formulário próprio. Concluímos que ~ente 36% dos estudantes praticam desportos, e, dêstes, 28% o fazem nas Faculdades ou Escolas, 40% nos Clubes da cidade e 32% em outros locais. As preferências desportivas também foram indicadas e muitos estudantes chegam a praticar duas ou três modalidades. O quadro abaixo demonstra a escolha, por desporto, dos 36% de estudantes que são desportistas praticantes. 
 

Arquivo