Sobre
Introdução
As alterações nos âmbitos: econômico, político e social, os avanços tecnológicos, as terceirizações e o desemprego, demonstram uma tendência de instabilidade, descontinuidade e horizontalidade no mundo do trabalho, aspectos que levam profssionais a gerenciarem suas carreiras com maior responsabilidade (BALASSIANO; VENTURA; FONTES FILHO, 2004). Diante dessa perspectiva, não se pode descartar a necessidade de aprendizagem e atualização de conhecimentos, enquanto empreendimentos de uma formação profssional, condição efcaz para alcançar valorização, empregabilidade e permanência em um mercado de trabalho cada vez mais exigente, do qual, além de ser especializado, se espera qualidade e agilidade na prestação de serviços (VELADA, 2007; NASCIMENTO, 2002). Neste sentido, quando abordamos sobre formação profssional, de maneira ampla, notamos uma evolução devido ao dinamismo dos elementos que a constituem, fundamentalmente, as instituições formadoras, os conteúdos que compõe, a aprendizagem profssional e os clientes a serem atendidos (NASCIMENTO, 2006).