O Digital Influencer Sob Um Olhar de Acadêmicos de Educação Física
Por Marcos Antonio Araújo Bezerrza (Autor), Lara Belmudes Bottcher (Autor), Cibele Rodrigues Lopes (Autor), Gabriela Gomes de Oliveira Bezerra (Autor).
Resumo
Na sociedade contemporânea, surge os digitais influencer, uma profissão com um papel impactante na sociedade. O objetivo de estudo foi analisar a percepção dos acadêmicos de Educação Física sob a profissão do digital influencer. Tratou-se de um estudo de campo, descritivo de corte transversal com abordagem quantitativa. A amostra foi constituída por 218 universitários dos cursos de Educação Física de ambos os sexos com idade média de 22,97±4,14 anos. Para coleta de dados foi aplicado um questionário semiestruturado e elaborado pelo autor. A análise dos dados se deu através de estatística descritiva e distribuição de frequências. Os resultados apontam que os acadêmicos de educação física não observam que o influenciador digital impacta no seu ato de agir ou comprar algo (53,2%), que esse profissional impacta no estilo de vida das pessoas que o seguem (85,8%), identificou-se ainda que têm relação direta com a mudança de comportamento físico dos seus seguidores (67,9%), observou-se ainda que na visão dos acadêmicos a profissão de Influenciador Digital impacta positivamente na profissão de Educação Física (53,2%) porém sua maioria (53,7%) afirma que os influenciadores digitais não irão mudar o mercado da Educação Física. Conclui-se que na visão dos acadêmicos de Educação Física os digitais influencer impactam no estilo de vida dos seus seguidores, tendo assim uma relação direta com a mudança de comportamento físico destes, impactando na profissão, no entanto não tendo um poder de mudanças significativas no cenário da Educação Física