Resumo

Um dos segmentos que exerce forte influência sobre os campos sociais é a mídia. Ao produzir imagens e discursos sobre a realidade, ela pode reforçar o imaginário social em relação a algumas temáticas. Nesse sentido, diversos estudos nacionais têm mostrado que a cobertura da mídia esportiva privilegia os homens em detrimento das mulheres. Assim, o objetivo deste estudo é analisar de maneira quantitativa e qualitativa as publicações acerca da seleção brasileira de futebol feminino presentes nas páginas de esporte do jornal Folha de S.Paulo. Os dados coletados referem-se às matérias publicadas entre os dias 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2011, ano de realização da “Germany World Cup”. Para tanto, optou-se pela adoção dos métodos da Análise de Conteúdo, pois eles direcionam os pesquisadores na análise dos diversos tipos de materiais, dentre eles o midiático. Os resultados quantitativos, 37 publicações no total, associados aos qualitativos, que também demonstraram a precária cobertura ofertada à modalidade, validam a conclusão de que para a mídia esportiva em geral e no imaginário “nacional” o futebol feminino continua sendo algo praticamente insignificante.

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