O Discurso da Ciência e da Divulgação em Orientações Curriculares de Língua Portuguesa
Por Marildes Marinho (Autor).
Em Revista Brasileira de Educação - ANPED, n 24, 2003. Da página 126 a 139
Resumo
Esse trabalho terá cumprido a sua função se, ao final da leitura, o leitor estiver convencido de que uma nova retórica se inaugura no discurso oficial sobre o ensino e que esse novo discurso tem algumas explicações e pode ter implicações nas práticas pedagógicas a que se destina. As análises aqui realizadas, de currículos de Língua Portuguesa e dos os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PCNs) levam a crer que um conjunto de estratégias enunciativas dão a esse discurso uma dupla face genérica: de divulgação e de discurso científico. Essas estratégias podem ser vistas, preferencialmente, nas notas de rodapés e nas referências bibliográficas. Palavras-chave : Parâmetros Curriculares Nacionais; Língua Portuguesa; estratégias enunciativas