O Discurso Coletivo do Professor de Educação Física de São Paulo Sobre o Lúdico na Sua Prática Pedagógica
Por Jorge Dorfman Knijnik (Autor), Selma Carneiro Felippe Knijnik (Autor).
Em IX Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Durante 10 anos, atuando na educação física escolar em escolas da rede particular de ensino da cidade de São Paulo, pudemos perceber o quanto a atividade lúdica ficava vez mais distante da prática pedagógica do professor de educa ção física. Diversos relatos de colegas davam suporte à idéia de que o lúdico vinha sendo gradativamente banido das aulas, dando lugar a modelos de aulas de educação física que serviam para e tão somente domesticar o "corpo brincante" infantil, preparando este para repetir movimentos sem nenhum interesse, respeito por sua história e mesmo prazer e alegria. Numa determinada escola de classe média alta chegou - se a ponto da direção pedagógica deliberar e ordenar que a partir de uma determinada data seria proibida a realização de jogos nas aulas de Educação Física, as quais deveriam se restringir a servir de treinamento de movimentos esportivos.