Resumo

O objetivo da pesquisa foi identificar, a partir do discurso de professores de Educação Física escolar atuantes com voleibol, as opiniões sobre um material didático digital disponibilizado no YouTube para o ensino da modalidade. Para isso, optou-se por um método de produção e análise de dados nomeado de Discurso do Sujeito Coletivo. Participaram da pesquisa sete professores de Educação Física de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Os discursos foram analisados e discutidos a partir de três temáticas principais: conteúdo dos vídeos, uso das Tecnologias da Informação e Comunicação e formação continuada de professores de Educação Física Escolar. Os professores indicaram que materiais didáticos digitais são importantes para a formação e atuação, bem como o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação e de vídeos neste processo. Conclui-se que o material avaliado pode contribuir com o ensino do voleibol na Educação Física Escolar especialmente como suporte aos professores na elaboração das aulas.

Referências

ARAÚJO, Rui e colaboradores. Students’ game performance improvements during a hybrid sport education–step-game-approach volleyball unit. European physical education review, v. 22, n. 2, p. 185–200, 2016.

BARROSO, André Luis Rugiero; DARIDO, Suraya Cristina. Voleibol escolar: uma proposta de ensino nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal do conteúdo. Revista brasileira de Educação Física e esporte, v. 24, n. 2, p. 179–194, 2010.

BASTOS, Paulo José Gonçalves. O impacto da aplicação de um modelo híbrido: educação desportiva abordagem ao jogo na performance desportiva dos alunos em voleibol. 2011. 80f. Dissertação (Mestrado em Desporto para Crianças e Jovens). Universidade do Porto, Porto, Portugal, 2011.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018.

CAGLIARI, Mayara de Sena. Pedagogia do esporte e TIC: contribuições para o ensino do handebol na educação física escolar. 2018. 103f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias). Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP, 2018.

CARLAN, Paulo; KUNZ, Elenor; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. O esporte como conteúdo da Educação física escolar: estudo de caso de uma prática pedagógica inovadora. Movimento, v. 18, n. 4, p. 55-75, 2012.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; GONÇALVES, Maria Elisa Resende. Formação continuada de professores: o vídeo como tecnologia facilitadora da reflexão. Cadernos de pesquisa, n. 111, p. 71-94, dez., 2000.

CLEMENTE, Filipe; MENDES, Rui. Aprender o jogo jogando : uma justificação transdisciplinar. Exedra, n. 5, p. 27-36, 2011.

COSTA, Luciane Cristina Arantes da; NASCIMENTO, Juarez Vieira do. Prática pedagógica de professores de educação física: conteúdos e abordagens pedagógicas. Journal of physical education, v. 17, n. 2, p. 161-167, 2006.

DARIDO, Suraya Cristina e colaboradores. Educação física no ensino médio: reflexões e ações. Motriz, v. 5, n. 2, p. 138-145, 1999.

DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade. Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.

Acessar