O Discurso de Veículos Jornalísticos e a Repercussão da Audiência no Twitter Sobre os Protestos de 15 de Março de 2015 no Brasil
Por Raquel Recuero (Autor), Maria Clara Aquino Bittencourt (Autor), Gabriela Zago (Autor).
Em Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v. 39, n 3, 2016. Da página 115 a 135
Resumo
O trabalho tem por objetivo discutir como os veículos jornalísticos descreveram os protestos de 15 de março de 2015 no Twitter e como essas descrições repercutiram em suas audiências na mesma ferramenta. Para tanto, parte de um conjunto de dados composto por tweets e retweets de Carta Capital, UOL Notícias, Estadão, G1 e Folha de S.Paulo. O discurso dos veículos foi observado a partir do emprego de uma análise de conteúdo focada em contingência, ao passo que a repercussão foi observada por meio da identificação das mensagens mais replicadas. Os resultados apontam para pequenas diferenças na agenda entre o que os meios postam e o que o público confere destaque por meio de retweets. Percebe-se que o protesto ter sido ou não contra o governo Dilma pode não ter sido o que mais interessou as audiências naquele momento. Informações pontuais sobre os atos nas ruas receberam mais destaque por meio dos retweets do que outras que apenas anunciavam os protestos.