Resumo

Ao que tudo indica, as fotografias esportivas divulgadas pela mídia revelam, ainda que de forma velada, desigualdades de gênero no que diz respeito à forma de representação do masculino e do feminino. Compreendendo a mídia como uma forma de pedagogia cultural que ensina maneiras de ver e pensar o esporte, torna-se imprescindível identificar as intenções dos fotógrafos esportivos no ato do “clic” e sua relação com a hierarquia de gênero no universo esportivo, uma vez que a fotografia tem uma função muito maior do que simplesmente “congelar” momentos vividos, expressões e reações desencadeadas Os OBJETIVOS de nossa pesquisa foram detectar critérios de registro dos fotógrafos esportivos quanto à forma de retratar atletas masculinos e femininos e analisar o discurso proferido pelos mesmos no que tange ao registro das fotos sob a ótica da hierarquia de gênero. Após a consecução dos objetivos, emergem duas QUESTÕES PROBLEMA, a saber: Qual o critério escolhido pelo fotógrafo para o registro das fotos de corpos masculinos e femininos? Qual a opinião dos fotógrafos diante seu registro de fotos de atletas masculinos e femininos? A METODOLOGIA utilizada foi do tipo descritivo e a natureza qualitativa. Nossa amostra foi selecionada aleatoriamente, sendo seus participantes oito fotógrafos esportivos de diferentes meios de comunicação e de ambos os sexos. O instrumento utilizado foi uma entrevista semiestruturada e como técnica de análise de dados, utilizou-se a análise de discurso. Podemos dividir nossos RESULTADOS nas seguintes unidades: 1– As fotos que vendem; 2– O Falado e o Clicado; e 3– Discursos sexistas e preconceituosos. Obtivemos como CONCLUSÃO que os discursos dos fotógrafos apresentam contradições, uma vez que, ao mesmo tempo em que afirmam não haver diferenças quanto ao registro de fotos masculinas e femininas, apresentam preferência no registro de imagens femininas, além de concordarem que, para fazer comércio, é necessário trabalhar em cima do interesse do público que compra essas imagens.

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