Resumo
No mundo moderno um dos mais contundentes veículos de formação e produção de realidades sociais são os meios de comunicação de massa, os quais influenciam as formas de pensar o mundo, de avaliar comportamentos, eventos sociais e geram expectativas, sonhos e ações. O presente trabalho, de natureza qualitativa, teve por objetivo identificar e analisar os objetivos, os valores e as ideologias veiculadas nos conteúdos das reportagens de Ginástica Artística de programas televisivos. Foram analisados os conteúdos de noventa e cinco vídeos, em um total de duas horas e trinta e dois minutos de reportagens da modalidade esportiva Ginástica Artística, apresentadas na emissora de televisão Rede Globo e de suas associadas, no período de 1999 a 2007. O estudo foi norteado por uma questão: se a educação Física carrega alto potencial de melhoria de qualidade de vida, os meios de comunicação de massa têm cumprindo um papel social e cultural de fortalecimento desse objetivo ou têm se dirigido para aspectos e conteúdos de cunho mais sensacionalista, promocional e espetacularizado? Constatou-se que o mundo do esporte na televisão incorporou os valores do mercado. As análises das mensagens midiáticas evidenciaram a veiculação de imagens dramáticas, espetacularizadas, estilizadas, as quais enfatizaram os resultados, os grandes feitos, as façanhas e sacrifícios dos ginastas com o propósito de entreter e atrair multidões para este fenômeno.