Resumo

O objetivo deste trabalho foi apresentar uma revisão bibliográfica, visando subsidiar as discussões referentes à inserção do educador físico no sistema público de saúde. O profissional de educação física é reconhecido pelo Conselho Nacional de Saúde a partir da Resolução nº 218, 6 de Março de 1997, como profissional da saúde. Este profissional trabalha as atividades físicas em todas as suas manifestações, possuindo como propósito participar no desenvolvimento da educação e saúde. O papel do educador físico está definido com base no caráter estratégico relacionado à qualidade de vida e à prevenção ao adoecimento. O conhecimento produzido acerca da atividade física e saúde não são colocados e aplicados a serviço da sociedade. Além disso, o desconhecimento da comunidade sobre a importância do trabalho do educador físico acaba influenciando a falta de interesse da população em cobrar das autoridades públicas a inserção deste no sistema de saúde. Uma das alternativas de (re) orientação do modelo de atenção à saúde é a intervenção do profissional de Educação Física, que surge como resultante do estabelecimento de vínculos e a criação de laços de compromisso e co-responsabilidade entre os poderes políticos, os profissionais de saúde e a comunidade. Conclui-se que, ao pensar em saúde, os programas públicos devem postular o favorecimento às práticas de atividades físicas e oferecer a orientação destas ao educador físico; promover saúde envolve a incorporação de objetivos das políticas e da ação social, e o educador físico é fundamental no fomento à integração das ações mediadoras, promovendo mudanças no estilo de vida; inserir o educador físico nos programas públicos de saúde é de extrema necessidade, pois as comunidades assistidas são carentes e normalmente não possuem o conhecimento mínimo necessário sobre a importância da prática de atividade física nos agravos e doenças não transmissíveis; o educador físico atende ao perfil para composição das equipes multiprofissionais; as intervenções do educador físico, em conjunto com outros profissionais de saúde, podem causar um grande impacto na saúde pública; é preciso se (re) pensar a formação dos profissionais da saúde, em especial a do profissional de educação física, buscando uma visão de promoção da saúde que abarque todas as suas possibilidades, potencialidades e complexidade; é necessário vislumbrar outras estratégias que ampliem as possibilidades da atividade física ser incorporada de forma mais sistematizada e generalizada na atenção à saúde, valorizando o conhecimento da área de educação física na construção do serviço público de saúde.

Acessar