O Efeito da Atenção Dirigida à Mão Preferida e à Nãopreferida no Desempenho de Tarefa Dual
Por Rogerio Hatore (Autor), Ana Maria Pellegrini (Autor), Bruno Alleoni (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Estudos mostram que quando a atenção é intencionalmente dirigida a uma tarefa,
ocorre melhora da performance desta tarefa, mas quando a atenção é dividida entre
duas tarefas a eficiência na performance de uma ou da outra tarefa decresce quando
estas tarefas demandam mais atenção do que a disponível. Resultado de estudo com
crianças indicou que ao colocar mais atenção na mão não-preferida o acoplamento
entre as mãos melhora como um todo. O objetivo do presente estudo foi verificar a
influência da atenção dirigida na realização simultânea de tarefas verbal e manual.
Método: Participaram do estudo 18 universitários (média 24 + 3 anos), sendo 9 (5
do gênero masculino e 4 do feminino) com preferência manual direita e 9 (6 do
gênero masculino e 3 do feminino) com preferência manual esquerda. Foi solicitado
aos participantes que executassem as tarefas bimanuais e verbais de modo isolado e
posteriormente de modo simultâneo, sem e com a atenção dirigida a uma das mãos.
A tarefa bimanual consistia em realizar toques alternados (tapping) com
acompanhamento do sinal sonoro de 300 ms emitido pelo metrônomo, sendo que
os sinais subseqüentes indicavam a alternância dos toques entre as ponteiras. Era
também solicitado ao executante que tocasse cada ponteira em um alvo delimitado
no tablete. Para a tarefa verbal, foi solicitado aos participantes que realizassem
operações matemáticas simples de subtração e adição. As tarefas de coordenação
bimanual foram executadas sem e com o direcionamento da atenção a uma das
mãos ao longo das tentativas. Resultados e conclusão. Os resultados mostraram
mudanças da condição isolada para a dual na velocidade e na consistência dos toques.
Interferência de uma tarefa sobre a outra foi semelhante para destros e canhotos. A
tarefa verbal envolvendo cálculo aritmético pode ter demandado muita atenção do
executante dificultando o controle de ambas as mãos. Os resultados indicaram que
nas três condições (sem atenção e atenção dirigida para a mão dominante e para a
mão não-dominante) o desempenho não variou em função da atenção, apesar de
haver uma variabilidade maior, mas não significativa, na condição em que a atenção
é dirigida para a mão dominante. Em resumo, o presente estudo avançou ao incluir
o direcionamento da atenção à mão preferida ou à mão não-preferida, na execução
de tarefa de coordenação bimanual, buscando desvendar o efeito desta atenção na
minimização dos erros do membro controlado visualmente.