O Efeito da Interferência Contextual na Aprendizagem de Uma Tarefa de Apontamento Manual
Por Natália Lelis-torres (Autor), Herbert Ugrinowitsch (Autor), Tércio Apolinário de Souza (Autor), Guilherme Menezes Lage (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 29, n 1, 2018.
Resumo
Pouco se sabe a respeito da associação entre o efeito da interferência contextual (EIC) e medidas cinemáticas. O objetivo do presente estudo foi investigar o EIC nos perfis cinemáticos de velocidade e aceleração do membro superior. Vinte e dois participantes (23,7 ± 3,3 anos) foram alocados em dois grupos de prática: em blocos (GPB) e aleatória (GPA). A tarefa consistiu em acertar três alvos apresentados no monitor em três sequências pré-determinadas o mais rápido e preciso possível. O estudo foi dividido em fase de aquisição e teste de transferência. As variáveis de desempenho foram tempo de reação, tempo de movimento e tempo de resposta e as variáveis cinemáticas foram pico de velocidade, tempo relativo para o pico de velocidade e número de correções para alcançar o alvo. Os principais achados mostraram que o GPA apresentou menor tempo de movimento e de resposta do que o GPB. Análise de regressão indicou que a mudança observada ao longo da prática para a medida de pico de velocidade estava associada à mudança do tempo de reação da fase de aquisição para o teste de transferência. Como o pico de velocidade é uma medida associada à pré-programação, sugere-se que o controle central seja essencial para a observação do EIC.