O efeito da música e do mindfullnes sobre a PSE, durante um protocolo de SIT
Por Natalia Kostek Moraes (Autor), Eduardo Da Matta Mello Portugal (Autor), Juliana Paiva De Moraes (Autor).
Em 46º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
Medidas de Percepção Subjetiva de Esforço (PSE) elevadas podem proporcionar o abandono a programas de treinamento físico de alta intensidade. Portanto, estratégias para modulação da PSE devem ser estudadas. A música tem como proposta direcionar o foco dos indivíduos para o meio externo, dissociando, assim, dos mecanismos interoceptivos e atenuando a PSE. Entretanto, a efetividade da música foi comprovada, até onde se sabe, em intensidades até 93% do consumo máximo de oxigênio (VO2Máx), não contemplando intensidades supra máximas ou all-out, como ocorrem em protocolos de sprint interval tranining (SIT). Já o mindfullnes é visto como uma estratégia associativa, que modula as funções cerebrais, alterando o processamento de informações sensoriais, diminuindo a sensação de dor e, por consequência, a PSE.
Objetivo: Analisar o efeito da música e do mindfullnes sobre a PSE, durante um protocolo de SIT.
Métodos: Dezoito participantes, homens entre 20 e 40 anos e ativos fisicamente, segundo o IPAC, foram divididos em dois grupos (9 em cada grupo). O grupo MIND recebeu treinamento por oito semana de mindfullnes. Na primeira visita nos dois grupos, foi verificado o VO2Máx e realizada a familiarização com o protocolo do Wingate. A presente pesquisa foi aprovada no Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE 53479621.6.0000.5257). Nas duas visitas seguintes, ambos os grupos foram submetidos a um protocolo de SIT, em que os participantes deveriam pedalar por 30s com carga de 7,5% da massa corporal, durante os estímulos, e recuperar, durante 4 min, sem carga em 60 RPM. De forma randomizada, foi determinado em qual das visitas os participantes deveriam pedalar com e sem música. Foi coletada a PSE pela Category-Ratio Scale (CR-10), nos momentos antes, durante e depois do teste. Foi realizada uma ANOVA mista com entrada para grupo (MIND x CON), condição (música X controle) e momento (pré x durante x após). As correções de Bonferroni foram aplicadas para múltiplas comparações e o nível de significância foi de p ≤ 0,05.
Resultados: Não foram encontradas interações para PSE em grupo x condição x momento (p = 0,152; h2 = 0,083), grupo x condição (p = 0,269; h2 = 0,76), grupo x momento (p = 0,739; h2 = 0,042) e condição x momento (p = 0,583; h2 = 0,051). Não houve efeito principal para condição (p = 0,372 h2 = 0,050). Houve efeito principal para momento (p< 0,005 h2 = 0,811).
Conclusão: A música e o mindfullnes não apresentaram efeito sobre a PSE no protocolo de SIT. Parece que intensidades supra máximas por desencadearem modulação exacerbada da via interoceptiva, que acontece via modulação dos mecanismos interocepitivos, não possibilita que a PSE seja suavizada através de mecanismos regulatórios, tanto do meio interno que se espera com mindfullnes, quanto do meio externo como a música.