Resumo

Introdução: Moçambique é um Pais multicultural e habitado por diferentes grupos etnolinguísticos, onde ocorre um desfasamento da acção educativa na interacção entre cultura tradicional e a escola oficial, o que torna a língua um dos factores que maior influência exerce no processo de ensino-aprendizagem, tendo em conta que apenas 6% da população fala a língua portuguesa como língua materna, 39% que fala como segunda língua contra 75% que não fala português. Este facto tem dificultado a aprendizagem da maioria dos alunos nas diversas disciplinas de ensino nos primeiros anos de escolarização. Objectivos: (i) averiguar a eficácia da utilização de jogos no ensino de ciências naturais na 3ª classe; Metodologia: a amostra foi de 293 crianças de ambos os sexos, com idade compreendidas entre os 8 e os 11 anos, sendo 221 da zona rural, distribuídas em 4 turmas e, 72 da zona urbana, distribuídas em 2 turmas, das quais três turmas constituíram o “grupo experimental” e as restantes o “grupo de controlo A análise de dados foi realizada no programa estatístico SPSS, versão 15.0 com nível de significácia de 0.05%. Resultados: quer na zona rural (p <0.001), quer na urbana (p <0.001), os grupos experimentais revelam diferenças estatísticas altamente significativas, evidenciando incrementos assinaláveis de aproveitamento pedagógico do momento pré-teste ao momento pós-teste, enquanto nas duas zonas geográficas (zona rural, p=0.138; zona urbana, p=0.112), os grupos de controlo não apresentaram nenhuma diferença significativa entre os dois momentos de avaliação.

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