O Efeito de Um Programa Estruturado de Iniciação as Lutas Sobre as Capacidades Físicas, a Atenção Visual e o Desempenho Escolar em Crianças do Ensino Fundamental
Por Harrison Vinícius Amaral da Silva (Autor), Tárcio Amancio do Nascimento (Autor), Tatiane Melo de Lima (Autor), André dos Santos Costa (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 41, n 2, 2019.
Resumo
Objetivo Verificar o efeito de um programa de iniciação as lutas (PIL) sob os aspectos psicobiológicos em crianças do ensino fundamental.Metodologia Estudo quase experimental, composto por 52 crianças divididas em dois grupos: controle (GC, n = 26, não participantes do PIL) e intervenção (GI, n = 26, participantes do PIL). O PIL foi baseado em jogos e brincadeiras de oposição com aspectos das lutas. Foram usados o programa TAVIS-4 (Avaliação da Atenção Visual), TDE (Teste de Desempenho Escolar) e a Proesp-BR (Avaliação das Capacidades Físicas).Resultados Foram observadas diferenças significativas nas capacidades físicas, atenção visual e desempenho escolar.Conclusão O PIL parece favorecer aspectos do desenvolvimento da criança.