O Efeito de Dicas de Aprendizagem na Aquisição do Rolamento Peixe Por Crianças com TDC
Por Josiane Medina (Autor), Inara Marques (Autor), Iverson Ladewig (Autor), Andre Luiz Felix Rodacki (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 29, n 2, 2008. Da página 79 a 94
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar o efeito das dicas na aquisição do rolamento peixe por crianças com TDC e com desenvolvimento típico (GDTD, n=6), (GDTS, n=8), (TDCD, n=8), (TDCS, n=2). As crianças foram avaliadas em três momentos: PRÉ, PÓS e RET, por meio de um checklist para avaliação da performance. As dicas de aprendizagem utilizadas foram: “empurre o chão”, “coloque as mãos o mais longe possível” e “queixo no peito”. Não houve diferença significativa entre os grupos, mas aumento das notas do PRÉ para o PÓS com uma diminuição na RET (p=0,02). Pode-se concluir que as dicas utilizadas não foram específicas
o suficiente para gerar modificações significativas na aprendizagem do rolamento peixe, tendo em vista o nível de desenvolvimento motor dos participantes.
o suficiente para gerar modificações significativas na aprendizagem do rolamento peixe, tendo em vista o nível de desenvolvimento motor dos participantes.