O Efeito do Dano Muscular e do Polimorfismo Il-6-174c/g nos Níveis Séricos de Il-6 de Homens Idosos

Por: Alessandro de Oliveira Silva, Jonato Prestes, Kerolyn Ramos Garcia, Leonardo Costa Pereira, Margô Gomes de Oliveira Karnikowski, Marileusa Dosolina Chiarello, Paulo Henrique Fernandesdo Santos e Silvana Schwerz Funghetto.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.25 - n.6 - 2019

Send to Kindle


.Resumo

O rápido envelhecimento populacional é uma realidade global. O principal desafio atual é promover o envelhecimento saudável de cada vez mais pessoas, atuando em fatores que podem ser modificados, como por exemplo, o exercício físico. O exercício regular pode contribuir com a prevenção de doenças crônicas associadas ao envelhecimento. Pesquisas foram realizadas quanto às respostas dos idosos ao treinamento físico, mas ainda não há nenhum consenso sobre a influência do treinamento de força ou do polimorfismo da IL-6 sobre os níveis dos marcadores inflamatórios como a IL-6 e a creatina quinase (CK) como marcadores do dano muscular, principalmente, em homens saudáveis e idosos.

Endereço: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1517-86922019000600480&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.